Autorretrato produzido com os alunos do nono ano do ensino fundamental do CAP-UERJ

Biografia

     Historiador por formação e fotógrafo por ofício, Vitor Vogel nasceu na pacata Petrópolis e descobriu a fotografia ao radicar-se em Niterói, Rio de Janeiro.  Encontrou a poesia nos saraus cariocas e, na aparente simplicidade do preto-e-branco, ressignificou as imagens dos poetas em ricos textos visuais.

 
     Iniciou seus estudos na fotografia como autodidata e, posteriormente, como monitor nas disciplinas de fotografia na Universidade Federal Fluminense (UFF), instituição na qual se bacharelou e se licenciou em História. É fotógrafo residente no Corujão da Poesia e da Música em Copacabana, Niterói e São Gonçalo desde 2009. Foi professor substituto de fotografia do Colégio de Aplicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - CAP-UERJ. Foi instrutor de cursos da área de fotografia do Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio - SENAC. Foi bolsista no projeto "São Tomé e Príncipe Plural: Sua Gente, Sua História, Seu Futuro – Ações Programáticas em Comunicação e Cultura”, programa de auxílio técnico científico entre o Brasil e a nação africana. Foi editor da rede de fotografia do Circuito Universitário de Cultura e Arte da UNE - CUCA da UNE entre novembro de 2015 e abril de 2017. Foi Coordenador de Comunicação e Fotógrafo no Teatro Popular Oscar Niemeyer durante o ano de 2017. 

 

     Atualmente é fotógrafo residente no Corujão da Poesia, consultor da Agência de Notícias das Favelas para a formação de seu coletivo de fotografia, professor de fotografia no curso #PrimaveraNaFotografia e permanece com as atividades de fotógrafo freelancer, editor e  pesquisador em fotografia.